Postado em domingo, 27 de setembro de 2009

Associação de Alfenas atua em outras 8 cidades do Sul de Minas


Alessandro Emergente
Henrique Higino

Além dos projetos habitacionais em Alfenas, a Associação Habitacional de Alfenas e Região também auxilia os projetos habitacionais de outras oito cidades do Sul de Minas. A entidade é uma das poucas credenciadas para atuar como parceiras em programas de moradia do Governo Federal.

>>Programas de moradia evitam risco de bolsões de pobreza

De acordo com o urbanista Antônio Banhos, coordenador dos projetos regionais pela Associação, em todo o Sul de Minas somente duas ONGs (organizações não-governamentais) estão aptas para executar programas de moradia da União em parceria com os municípios. A entidade de Alfenas é uma delas. A outra fica em Pouso Alegre, mas não é voltada exclusivamente para a questão habitacional, informa o urbanista.

Além de Alfenas, foram firmadas parcerias com as seguintes prefeituras: Machado, Cambuquira, Inconfidentes, Monte Belo, Cássia, Coqueiral, Cristina e Borda da Mata. Nas três primeiras citadas a entidade alfenense tem auxiliado no processo de criação de ONGs locais de moradia o que já está em processo de estruturação.

O Governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva direcionou parte dos recursos para programas habitacionais a linhas de crédito com participação do terceiro setor - as ONGs. Esta era uma reivindicação antiga dos movimentos populares como a União Nacional de Moradia Popular, a qual a entidade alfenense é associada.

Banhos explica que as linhas de crédito com participação das ONGs são as destinadas à famílias com até três salários mínimos. As prefeituras têm a opção de atuar em parceria com as empreiteiras, mas - segundo o urbanista - estas empresas preferem normalmente o programas habitacionais destinados a classe média.

O coordenador de projetos regionais da Associação Habitacional diz que, no entanto, a opção pelas ONGs como parceiras facilita aos municípios o acesso as linhas de crédito para moradias populares. Por isso, a entidade virou referência para muitas prefeituras da região.

Segundo ele, representantes de mais de 60 prefeituras do Sul de Minas já estiveram reunidos com a diretoria da Associação de Alfenas. No entanto, afirma que a entidade tem um limite de atuação e, por isso, tem atuado com oito prefeituras além de Alfenas.

A Associação Habitacional de Alfenas e Região foi fundada em 2004 e atualmente é presidida por Salim Saher Neto.

Foto: Alessandro Emergente/Arquivo

O presidente da Associação Habitacional de Alfenas e Região, Salim Saher Neto



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo